domingo, 22 de setembro de 2013

24 HORAS DE CORRIDA NA PISTA - VIRADA ESPORTIVA


Neste fim de semana aconteceu a 7ª Virada Esportiva, que abasteceu toda a cidade de atividades esportivas gratuitas em todos os centros esportivos municipais, centros educacionais unificados(CEUs), parques, praças, clubes da comunidades(CDCs), além de 12 unidades do SESC.


A Virada Esportiva ofereceu mais de 2 mil atividades para todas as idades, espalhadas por toda a cidade. As atividades se iniciaram as 08:00 horas do sábado e foram até as 18:00 horas do domingo. Foi um convite a prática de atividade física.


Várias atividades como skate run, passeio ciclístico, em comemoração ao Dia Mundial sem Carro(22 de setembro), esportes radicais, além de atividades para pessoas com deficiência, em comemoração ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da pessoa com Deficiência(21 de setembro). Muitas dessas atividades tiveram horários alternativos, como a madrugada, para atender a todos os públicos.


O Parque Esportivo dos trabalhadores fica no bairro do Tatuapé e tem uma área total de 286 mil m² para prática de esportes e atividades físicas. Além da pista de atletismo e de um ginásio poliesportivo tem também pista de caminhada, 3 campos de futebol, 4 quadras de vôlei, 2 quadras de basquete, 4 quadras poliesportivas, 6 quadras de tênis, 1 campo de rúgbi, playgroud, piscinas e salas de ginásticas.

Para os amantes das corridas, aconteceu no PET(parque esportivo dos trabalhadores), o antigo CERET, a 24 Horas de Corrida na Pista, na qual os corredores puderam participar de forma individual ou em equipes. A idéia básica é o corredor dar quantas voltas quiser, na hora que quiser e voltar quantas vezes quiser na pista de atletismo. Não há uma distância mínima a ser percorrida. E esse é o gostoso da corrida. Os corredores formam equipes e vão se revezando durante todo o período da prova.


A entrega dos kits, com camiseta, chip e número de peito começou na sexta e se estendeu pelo sábado e domingo. Quem não retirou o kit até o meio-dia do domingo abriu vaga para quem não conseguiu se inscrever. Nada mais justo.


No sábado, pela manhã, acompanhei a Corrida Infantil. Foi muito gostoso ver a integração de pais e filhos, correndo percurso que variavam de 50m até 500m(dependendo da idade), onde o que mais valeu não foi a competição e sim a iniciação das crianças ao esporte.


Devido a minha restrição de horário resolvi participar de forma individual, correndo 10km. Foram 25 voltas na pista, fazendo o tempo total de 52 minutos e 37 segundos. Sem subidas ou descidas você consegue manter o mesmo ritmo e até baixar o tempo. O que não foi o meu caso.


O clima mudou no domingo. Depois de um sol terrível no sábado, domingo amanheceu chovendo, deixando a pista mais pesada e o ar não tão seco. A pista, depois de 17 horas de prova, estava mais fofa, fazendo a musculatura começar a doer da metade pro final da prova. O  difícil, também, é não perder a contagem das voltas e também a repetição do percurso.


Água a vontade num único ponto da pista. Depois de completar a prova, cada corredor tinha direito a retirar sua medalha. Desta vez não teve kit pós prova. Pelos relatos dos amigos a pista permaneceu cheia durante as 24 horas de duração do circuito.


Um fato negativo nessa Virada Esportiva foi a não realização da Corrida Vertical no prédio da Câmara dos Vereadores. Prova tradicional, muitas pessoas, inclusive eu, a aguardavam. A própria 24 Horas de Corrida na Pista esteve ameaçada.


O importante é que a Virada Esportiva é um evento que já faz parte do calendário de São Paulo, assim como a Virada Cultural e a Virada Sustentável e a cada ano está aumentando o número de pessoas que participam desses eventos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário