domingo, 10 de março de 2013

CORRER E CAMINHAR PARA VIVER BEM - ETAPA MERCEDES BENZ


Depois de um sábado onde ocorreu um dilúvio na cidade, esse domingo amanheceu com sol entre as nuvens, mas pelo menos, mais alentador que a última noite. Um belo dia para sair da cama cedo e praticar uma atividade física. E hoje, o cardápio era o Circuíto Correr e Caminhar para Viver Melhor da Rede Acesso na fábrica da Mercedes-Benz, em são Bernardo do Campo.



E para chegar lá, saindo da zona oeste o jeito foi acordar cedo. O celular despertou as 05:55 hs. Ás 06:30 já estava na marginal Tietê com destino a São Bernardo. Antes das 07:20 hs já havia chegado ao km 16 da Via Anchieta. Como a largada só seria dada às 08:30 hs ainda tinha 1 hora pela frente.
Quando faltavam 3 minutos para a largada e todos já estavam prontos, a primeira falha. Só aí lembraram de chamar os portadores de necessidades especiais para largarem primeiro. Depois de chamar e chamar e chamar.. apareceu a primeira e única corredora nessa situação.



Passado essa pequena desatenção da organização com os portadores de necessidade especiais, foi dada a largada.  Os primeiros 3,5 km foram praticamente plano. Só o sol que castigava um pouco. Outro ponto falho foi a água, que estava quente. Um pouco de gelo nos postos ajudaria bem. Aí começaram as subidas. Pareciam um tobogã. Apesar de não ser muito extensa, era dividida em três partes: subida, reta,subida, reta e subida para depois uma longa descida, com a mesma repetição no km 6, já com o sol mais escaldante.



Um ponto positivo foi separar as pistas depois do km 5 de quem fazia o retorno  para quem vinha vindo mais atrasado ou caminhando, por que seria perigoso vir um corredor tentando dar um ''gás'' e ainda ter que desviar de quem vem mais lento.



Na chegada mais algumas falhas da organização. apesar de ter medalha sobrando, quem participou da caminhada não a recebeu. A medalha é um estímulo pra quem começou a praticar atividades esportivas e participa dessas provas. Se não tivesse já seria uma falha. e passar a ser maior ainda quando você tem e não distribui. Se pelo menos o regulamento tivesse sido divulgado no site. Então, as pessoas que participaram da caminhada ficaram com um gosto de completei os 5km da caminhada mas não levei. E pra completar, não foi distribuído o isotônico que foi divulgado. Pelo menos na chegada, a água estava gelada. Depois de 10 km, nada mais justo.



Meu tempo foi de 00:48:21, o que me deixou em dúvida. Ou eu melhorei muito ou a prova não tinha exatamente os 10 km. Vai saber...