domingo, 21 de junho de 2015

PALESTRA DE VICENT SOBRINHO NA CLÍNICA FISIONOESPORTE


Convidado pela minha amiga Patrícia Simioni, participei no sábado, dia 13 de junho, do 2º Ciclo de Palestras  organizada pela Fisionoesporte, clínica especializada em fisioterapia esportiva que fica na Avenida dos Carinas, 621 em Moema e é dirigida pelo Dr. Felipe Oliveira. Os temas abordados foram: Lesão Muscular, Importância da Musculação na Corrida e Maratona Ontem e Hoje. As palestras começaram às 14:00 hs e terminaram às 18:00 hs.



O primeiro tema abordado foi Lesão Muscular e o palestrante foi o Dr. Felipe Oliveira. Ele abordou os tipos e níveis das lesões musculares além do tratamento para cada nível delas. Além disso, outro tópicos foram abordados: a diferença entre dores musculares e câimbras; DMIT – Dor Muscular de Inicio Tardio.



Depois foi a vez da Personal Treiner Isadora Martins falar sobre a Importância da Musculação na Corrida onde ela destacou a importância do fortalecimento muscular não só para os corredores mas também aos praticantes das mais diversas atividades físicas. Vários exemplos de treino para fortalecimento muscular foram mostrados.



Encerrado esse tópico paramos para um delicioso café da tarde oferecido pela equipe da Fisionoesporte. Além dos deliciosos bolos, lanches e sucos oferecidos pudemos também bater papo com o Dr. Felipe e com a Isadora sobre os temas apresentados e tirar algumas dúvidas. Pude também conhecer o Nino, um corredor que passou por um drama pessoal, quando a casa que morava na comunidade do Real Parque pegou fogo e ele perdeu quase tudo, menos a esperança.




Depois da pausa foi a vez do brilhante jornalista e maratonista Vicent Sobrinho nos brindar com uma maravilhosa palestra: Maratona Ontem e Hoje. Poderia, aqui, contar os inúmeros causos contados por essa enciclopédia viva que é Vicent sobrinho. Mas isso não teria o menor brilho por que contado por, essa histórias parecem que estão acontecendo naquele momento tão recheada de detalhes e emoções vindo dele.



Relembrar atletas brasileiros maravilhosos como Edson Bergara, Eloi Schleder, Ronaldo da Costa, Vanderlei Cordeiro de Lima, Marilson Gomes dos Santos, entre outros, além de astros internacionais com Emil Zatopek (a Locomotiva Humana), Jesse Owens, Abeb Bikila e histórias como as do surgimento da maratona na Grécia antiga e da realização da primeira maratona no Brasil fizeram com quem estava assistindo viajar no tempo.



Foram cerca de três horas (que poderiam durar mais e seria maravilhoso) de palestra, que misturou história, fábulas, humor, emoção, histórias pessoais e segredos que o Vicent Sobrinho nos brindou e fizeram quem é corredor se orgulhar de ser praticante desse fantástico esporte. Fui um privilegiado de sentar na primeira fila e ser quase um assistente dessa Enciclopédia Viva do jornalismo e do atletismo brasileiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário